José e Outras Histórias|2008

 

A primeira vez que esta estratégia foi colocada em campo foi no ano de 2008, com o espetáculo “José e Outras Histórias”, no Teatro Marista, em dezembro do mesmo ano. Inspirado na história real de uma criança da comunidade, retratando como o poder da infância cheia de arte, brincadeiras e imaginação seria capaz de lidar com os desafios e conflitos do seu mundo, contando com a participação dos grupos das oficinas de violão, flauta, balé e violino.

João de Arribação|2009/2010

 

Espetáculo foi apresentado no Teatro Dragão do Mar, em dezembro de 2009 e 2010, contando a história de um menino que buscava em suas viagens entender o mundo dos adultos e atravessar as problemáticas desse mundo tão complexo, diante do qual optara por permanecer criança, mantendo a magia das brincadeiras, da verdadeira amizade, dos sonhos e da espontaneidade.

Sonho Feliz de Viver|2012

 

Em maio de 2012, foi lançado o CD “Sonho Feliz de Viver”, no Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar, com relançamento em janeiro de 2013, no Teatro José de Alencar. Do mesmo modo, o CD representa acima de tudo um registro-síntese de um zeloso e burilado processo sociopedagógico de amadurecimento técnico, social, afetivo, artístico e cultural dos públicos participantes e também dos arte-educadores e facilitadores, sendo 10 das 11 faixas do álbum compostas durante as oficinas de desenvolvimento artístico.

Paisagem da Janela|2013

 

O espetáculo “Paisagem da Janela”, de culminância e encerramento do projeto, em que as crianças e adolescentes das oficinas de coral, violão, flauta, dança (balé, dança contemporânea e hip-hop) e teatro fizeram uma homenagem ao eminente cantor Milton Nascimento, em uma ode à amizade entre os moradores e entre as comunidades do Padre Andrade e do Jardim Iracema.

Raízes|2014/2015

 

No ano de 2014, o espetáculo “Raízes” aconteceu como programação oficial da Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará, com duas apresentações. A montagem contou com a participação de 120 crianças e adolescentes atendidos pelo PROCIF, das oficinas de desenvolvimento artístico (dança, expressão cênica, coral acompanhado de violões, violinos e flautas), em torno de músicas e motivos que reavivaram e colocaram em contato o público com as raízes da arte e da cultura cearense, contando com a participação do Maracatu Nação Iracema, que atua e é sediado no Jardim Iracema, já considerado um parceiro do PROCIF.

Brasil Sonoro|2016/2017

 

Em sua concepção, o espetáculo propõe um olhar sensível sobre a importância da música, em especial o samba, enquanto expressão e pensamento. Pensamento que inspira, inquieta, propõe, transforma, transcende a realidades vivas e imediatas. Revela a força da música que nasce nas ruas e nos guetos e que resiste a tudo que se opõe a sua própria existência. A música que nasce na desarmonia e sobrevive ao caos. A música que é memória, que desce o morro e ganha asas para ganhar o mundo. Que guarda a sua ancestralidade no batuque da latinha de graxa de Germano Mathias; e que se mantém viva no compasso do samba que nasce no coração de Noel e a todos enfeitiça.