CAMINHOS PARA INCLUSÃO SOCIAL

Oficinas de Arte, Biblioteca, Kombi Literária, Inclusão Digital e Artes Marciais.

Nestas oficinas, as crianças, adolescentes e jovens experimentarão diversas linguagens artístico-culturais, quais sejam: Violão; Violino; Canto coral; Flauta; Dança (ballet clássico, dança contemporânea, hip hop); Artes cênicas; Artes plásticas; Mediação de Leitura, Inclusão digital e Artes Marciais (Muay thai e Karatê), tendo o suporte psicosocial e sociopedagógico. A facilitação lúdica, criativa e artística das oficinas cultivam junto às crianças, adolescentes e jovens a leitura como ferramenta de mediação de sua própria relação com o mundo em que vivem, se apropriando da realidade, (re)significando-a, assimilando valores e princípios, refletindo eticamente, ampliando sua resiliência com o fortalecimento de sua identidade.
As famílias de crianças com menos de 5 anos também recebem apoio do Projeto Criança Feliz através de atividades lúdicas, com visitas periódicas as suas residências e diálogos sobre temáticas relativas ao desenvolvimento infantil.

Esse projeto pretende estreitar os laços entre o PROJETO CRIANÇA FELIZ e a COMUNIDADE, estimulando a troca de saberes e vivências vinculadas as histórias de vida, às memórias dos moradores, aos causos e contos do lugar, fortalecendo assim a identidade cultural. Pretende-se ainda trazer ao conhecimento das novas gerações a memória social a qual pertencem, estabelecendo vínculos afetivos e despertando-os para o sentimento de coletividade. O quintal de uma casa é um lugar especial e o convite para conhecê-lo revela intimidade, afeto, gentileza, sossego, aconchego. As histórias são guardiãs da memória.

Assim como “Histórias e Quintais”, esta também é uma atividade itinerante deste projeto, que se realiza nas dependências das escolas da comunidade, traçando itinerários de difusão, compartilhamento, animação, integração e vivência artística e cultural junto à comunidade escolar.

Esta atividade reflete de forma clara e direta a compreensão do PROJETO CRIANÇA FELIZ acerca da relação entre convivência comunitária, vinculação socioafetiva, participação comunitária e cidadania ativa, requalificando as estruturas e os usos de espaços e equipamentos sociocomunitários, que passam a figurar como settings de promoção de direitos humanos, sociais e socioassistenciais, ao favorecer, pelas ruas da comunidade, a céu aberto, o acesso e a vivência da arte, da cultura, do esporte, do lazer e da convivência sociofamiliar e comunitária.

Projeto de estímulo à sustentabilidade.

Através de formações nas áreas de artesanato, costura, bordado e crochê, o Projeto Criança Feliz fomentou a criação de dois grupos produtivos, Pé de Sonho e Convivência e Arte, baseados na sócio-economia-solidária, com o objetivo de geração de renda e apoio a sustentabilidade das organizações parceiras (Projeto Criança Feliz, Projeto União e Projeto Famílias Reunidas) e das famílias reunidas.

Comitê dos jovens do projeto criança feliz.

Visando contribuir com o desenvolvimento dos jovens (15 a 24 anos), a Resistência Jovem estimula a participação da juventude do Projeto Criança Feliz a se expressar de forma autêntica na busca e na defesa dos seus direitos sociais, através de diversas metodologias e formas de expressões artíticas, esportivas e culturais. A rede possui como fundamento três pilares: Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Sóciopolítico e Desenvolvimento Holístico.
A Resistência Jovem está integrada a outras organizações parceiras do CHILD FUND BRASIL, através da REJUDES, Rede de juventudes em defesa dos seus direitos sociais, desde 2015.